terça-feira, 31 de agosto de 2010

O MESTRE EMANCIPADOR

RESUMO



O mestre emancipador projeta em seus discípulos o principio de autonomia e busca pela sabedoria, a fim de que o mesmo tenha vontade de aprender e liberte com esse conhecimento adquirido nesta trajetória.

Enquanto o mestre instrutor se coloca na postura do detentor do saber e que seus discípulos são dependentes dele como se fosse a única fonte de conhecimento possível, criando assim uma prisão e uma condição de subalternos e não libertação.

A postura do mediador em EAD têm que ser uma postura de emancipador, pois na era em que vivemos não cabe a um único “ser” ser o detentor do saber, uma vez que a cada minuto os conhecimentos se multiplicam numa rede universal de mídias.


Lacan e a Mestria do Inconsciente no Processo de Ensino Aprendizagem

RESUMO


Lacan acredita na origem inconsciente do sujeito; utiliza o imaginário e o simbólico. Nesse sentido o psicanalista em referência introduz a reflexão e análise o que seria papel do “tutor” no processo de aprendizagem e a metodologia EAD. O tutor, entretanto conceitua-se como mediador e oferece suportes com intuito de direcionar, questionar e o principal orientar, mas a “resultante” dentro do processo de aprendizagem EAD tem como ator principal o aprendiz, ou seja, o aluno. Outro ponto que caracteriza a metodologia EAD é o cartel que consiste no trabalho realizado em pequenos grupos que se reúnem em torno de um tema, contrariando o ensino tradicional.

Palavras chaves: Lacan, EAD, sujeito, processo de aprendizagem.

Modelo Socrático e Metodologia EAD

Os dois métodos equiparam-se por apresentarem características como: a ausência de um mestre detentor do saber, sendo que na EAD existe um tutor que está incumbido apenas a “orientar” e Sócrates apenas questionava seus discípulos; outro ponto é forma que é trabalhado o curso em pequenos grupos como Sócrates fazia em sua transmissão do saber. Comparando postura de Sócrates quando retrata que todos detêm o saber, porém estamos distanciados dele, a EAD frisa neste seguimento "o fazer" com que o aluno retome a verdade a qual se afastou.

Palavras- Chaves: EAD, Sócrates, aluno e aprendizagem.


segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O SOFISMO E SEU VALOR EDUCACIONAL

RESUMO


O presente estudo tem por intuito principal levantar algumas considerações fundamentais sobre os Sofistas e o método dialético utilizado por eles, pondo em relevo principalmente os aspectos pedagógicos de suas doutrinas, bem como na sua aplicação na metodologia da EAD, suas contribuições e influências, cujos filosofos influenciaram o processo de ensino-aprendizagem de toda a antiguidade clássica, presente ainda nos dias de hoje.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ESTUDO COMPLETO DO TEMA